terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Doe Órgãos Doe Vida - Medula óssea


A cada ano milhares de pessoas aguardam na fila por um transplante, seja ele de qualquer natureza. 
Talvez pra você que está lendo esse post seja apenas uma informação, uma estatística, mas para quem aguarda por um doador, essa espera é algo angustiante, e muitos infelizmente morrem na esperança de poder viver.
O transplante de medúla é um dos que infelizmente ainda fazem com que muitos sofram a angustia da espera.

A medula óssea é um tecido líquido que fica no interior dos ossos e produz todos os componentes do sangue – as hemoglobinas, os linfócitos e as plaquetas. Algumas doenças que afetam o sangue têm sua origem na medula óssea, o que torna o transplante necessário em muitos casos. A Leucemia Mielóide Aguda, a Leucemia Mielóide Crônica e a Leucemia Linfóide Aguda são apenas alguns exemplos.

Se você, leitor, que goza de boa saúde e tem a alegria e a felicidade de viver plenamente seu dia-a-dia, poderia, quem sabe?, dividir um pouco dessa ventura com quem dela não desfruta. 
A decisão de doar é um ato solitário e o desdobramento dessa decisão poderá se refletir em inúmeras pessoas que continuarão vivendo, produzindo, constituindo família, e que deixarão aos descendentes o sentido verdadeiro da palavra “humanidade”.
Qualquer pessoa saudável, que tenha entre 18 e 55 anos pode se tornar um doador de medula óssea.

O primeiro passo para quem quiser e puder ajudar é ir até o hemominas e se cadastrar como doador de medula, realizando um simples exame de sangue (gratuito). Não é necessário jejum. Os requisitos são ter entre 18 a 55 anos, (menor de 18 precisa autorização dos pais) e não ter feito tratamento de câncer. Não é preciso especificar a quem deseja doar, o exame irá para um cadastro nacional e se houver compatibilidade com qualquer pessoa que aguarda por um transplante, eles avisam ao paciente.

Abaixo, endereços de alguns locais onde a coleta poderá ocorrer. Contudo, em qualquer cidade do Brasil é possível fazer este cadastro, bastando para isso procurar o banco de sangue local, Hemocentro.


Informações PARA EXAME DE SANGUE:
BELO HORIZONTE:

HORÁRIO: 07H00 AS 13H00 – SEGUNDA A SEXTA – HEMOMINAS – ALAMEDA EZEQUIEL DIAS 321 (próximo parque municipal) – (31) 3248.4516

PATOS DE MINAS:

HORÁRIO: 07H00 AS 10H30 – SEGUNDA A SEXTA – HEMOMINAS – EM FRENTE AO HOSPITAL REGIONAL – (34) 3822.4516

UBERLANDIA:

HORARIO: 07H00 AS 11H30 – SEGUNDA A SEXTA - HEMONINAS – RUA LEVINDO DE SOUSA 1845 – BAIRRO UMUARAMA – TELEFONE: (34) 3213.5308

Mais Informações visite o site do 




2 comentários:

  1. Os transplantes de medula óssea cresceram 57,51% nos últimos sete anos. Seja um doador voluntário e faça esse número aumentar. Saiba como ser um doador de medula. É simples, rápido e não dói.

    Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude

    Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou HTTP://www.formspring.me/minsaude

    ResponderExcluir
  2. Vlw Ministério , todos juntos nessa , é tão simples fácil agradecer por tudo que temos, basta apenas estender a mão para quem precisa !!!

    ResponderExcluir