domingo, 2 de maio de 2010

Ana Carolina a "Diva das Gerais"

Ana Carolina Souza, popularmente conhecida como Ana Carolina (Juiz de Fora, 9 de Setembro de 1974).
Cantora, compositora, empresária, arranjadora, produtora e instrumentista brasileira de Pop, Pop Rock, Bossa Nova, Samba e MPB. Ganhadora de 4 Prêmio Multishow de Música Brasileira, 3 Troféu Imprensa e 1 Prêmio TIM de Música , uffa quanta coisa né?

A sua influência musical vem do berço - sua avó cantava em rádio e seus tios-avós tocavam percussão, piano, cello e violino. Ana Carolina cresceu ouvindo ícones da música brasileira, como Chico Buarque, e Maria Bethânia; e da música internacional, como as cantoras Nina Simone, Björk e Alanis Morissette. Ainda na adolescência, iniciou a carreira de cantora apresentando-se em bares de sua cidade natal. Conhecida por seu registro vocal grave, é classificada como contralto, porém, pode alcançar notas relativamente agudas, portanto, tendo uma grande extensão vocal. Isso a ajudou muito em sua carreira, possibilitando-a para cantar uma ampla variedade de músicas e estilos.

Começou profissionalmente aos 18 anos, nos barzinhos da cidade, com o repertório de Jobim, Chico, Ary Barroso e outros clássicos. Em entrevista, Ana diz que sua experiência em barzinhos foi, para ela, uma escola, além de cantar sucessos do rádio, já cantava outras canções.
Foi quando Ana Carolina conhecera Luciana David e Keley Lopes, duas estudantes de Comunicação, que gostaram do que ouviram e se tornaram suas empresárias. Então, começaram a surgir convites de mais bares nas cidade vizinhas e, acompanhada sempre pelo amigo e percussionaista Knorr, rodou alguns quilômetros da Zona da Mata mineira. Nesse tempo, Ana começou a compor, contudo essas não foram interpretadas tão cedo.
Ana fez um cursinho pré-vestibular no Colégio e Curso Meta e ingressou no curso de Letras, na Universidade Federal de Juiz de Fora, onde cursou durante pouco tempo.
Conforme o tempo foi passando, Ana ia sendo mais conhecida, até o instante em que foi convidada para fazer participação em shows maiores, como na abertura do concerto da Orquestra Internacional de Ray Conniff, em 1997.
Posteriormente, o italiano Máximo Pratesi convidou alguns artistas para se apresentarem em Roma. Além de Ana, ele convidou o grupo de mpb da cidade, o Lúdica Música. No Rio, onde assinariam o contrato, Pratesi descobri que Ana era diabética, e o empresário não quis mais fechar o negócio. No Rio, Ana, muitas vezes, ficava hospedada na casa da amiga Cássia Eller.

Depois de realizar vários shows em Belo Horizonte, um rapaz chegou ao camarim com a letra de uma música, que compôs enquanto a assistia. Esse rapaz, era o compositor gaúcho, José Antônio Franco Villeroy que se tornaria um dos melhores amigos e parceiros de Ana, a música era "Garganta" - música que foi o primeiro sucesso da carreira da cantora.

Em 1998, ela se apresentou no Hipódromo e no famigerado bar Mistura Fina, e na platéia estava a neta de Vinicius de Moraes, Luciana, a qual entregou uma fita demo. Depois de quinze dias, ana estava com proposta de duas gravadoras, contudo, assinou o contrato com a BMG. Isso fez com que ela se mudasse para o Recreio dos Bandeirantes, e começou a produzir seu primeiro álbum, Ana Carolina.
Naquele ano, duas canções do álbum foram parar em duas trilha sonoras de novelas da TV Globo: "Garganta" foi para em "Andando nas Nuvens" e "Tô Saindo" parou na sucessora, "Vila Madalena". "Nada pra Mim", uma inédita composta por John, do mineiro Pato Fu, integrou a trilha de Malhação, em 2000, mesmo ano em que veio a indicação à primeira edição do GRAMMY Latino, na categoria brasileira de "Melhor Álbum Pop Contemporâneo". Com o álbum, Ana ganhou disco de ouro pelos 250 mil cópias vendidas e foi apontada como "a grande promessa da MPB", comparada com Cássia Eller e Zélia Duncan. Em 2001, Ana Carolina faz composições e interpreta música para o filme "Amores Impossíveis", "Velas e Vento" e "Margem da Pele", esta última é interpretada por Paula Lima.

Desde 1999 até hoje lançou nove álbuns e cinco Disco Digital de Vídeo, vendendo cinco milhões de discos.
 Em seu primeiro álbum, Ana Carolina, lançou o single "Garganta", marco na carreira da cantora. Com os sucessivos álbuns lançados, Ana Carolina conta, hoje, com inúmeras canções de sucesso, entre elas o single "Quem de Nós Dois", "Encostar Na Tua", "Uma Louca Tempestade", "Rosas" e "Carvão".

 Em 28 de Novembro de 2005, através de um projeto promovidos pela casa de shows "Tom Brasil", Ana Carolina e Seu Jorge lançaram, juntos, um álbum, Ana & Jorge: Ao Vivo, desse, foram extraídos as canções "Pra Rua Me Levar" e, o grande sucesso, "É Isso Aí" (The Blower's Daughter)".

Em 2009, a cantora fez 10 anos de carreira, lançando o álbum Nove(9), que, por sua vez, lançou, até hoje, o singles "Entreolhares (The Way You’re Looking at Me)", que conta com a participação do cantor, compositor e pianista americano John Legend. A canção chegou no top da Billboard Hot Songs, no Rio de Janeiro, e 34° na Billboard Hot 100 Airplay. No mesmo ano, lançou a coletânea de canção, Ana Carolina + Um, com duas canções inéditas e participação de vários cantores, entre eles, Maria Gadú, Maria Bethânia, Roberta Sá, Totonho Villeroy, entre outros. Esse ano, a cantora inicia dá início a turnê mundial do álbum e, planeja agravação de mais um DVD, que poderá ser gravado em Belo Horizonte, cidade em que a Ana Carolina iniciou sua carreira.

Site Oficial

Assistam o clip da música "Mais que a mim" com a participação de Maria Gadu, extraído do DVD Ana Caroliina MultiShow :

5 comentários:

  1. simplismente perfeita...
    amo tudo que ela faz...

    ResponderExcluir
  2. NoOoOossa ki d+ Essa Mulher é uma MARAVILHA,que voz magnifica,além de ser mto linda,enfim ela é o CARA.Ela é d+

    ResponderExcluir
  3. minhas divas .. sou completamente apaixonada por vocês!

    ResponderExcluir
  4. ana eu amo muito vc e a maria gadu.vcs são otimas e maravilhosas.

    ResponderExcluir
  5. ana eu te amo,vc e a gadu vcs são otimas e maravilhosas.vcs são minhas idolas.te amo

    ResponderExcluir