domingo, 5 de setembro de 2010

Sideral traz novidades no Fonográfico


Já a alguns anos o mercado fonográfico vem sofrendo constantes mudanças; mudanças essas que nem sempre agrada a todos, coisa que não é só uma exclusividade do ramo. 
Primeiro vieram os vinis, vulgo: “bolachão" , que até hoje encantam muita gente com seu som bucólico, com alguns ruídos e seus encartes que são outras obras de arte a parte, depois vieram as fitas K7, que sem sombra de dúvidas já fez muita gente passar raiva quando embolavam no aparelho. 

Até então tudo estava muito tranqüilo no mercado fonográfico, no final da década de 1980 e início da década de 1990, a invenção dos Compact Discs ( da Phillips) prometeu maior capacidade, durabilidade e clareza sonora, sem chiados, fazendo os discos de vinil serem considerados obsoletos. Dos CD's vieram os Dvd's e Blue Ray's da vida. 

Mas o grande "Booom" ficou por conta do MP3 que se fortaleceu como um popular meio de distribuição de canções. O sucesso do MP3 se baseia no fato de que, antes dele ser desenvolvido, uma música no computador era armazenada no formato WAV, que é o formato padrão para arquivo de som em PCs, chegando a ocupar dezenas de megabytes em disco. 

Na média, um minuto de música corresponde a 10 MB para uma gravação de som de 16 bits estéreo com 44,1 KHz, o que resulta numa grande complicação a distribuição de músicas por computadores, principalmente pela Internet. Com o surgimento do MP3 essa história mudou, pois o formato permite armazenar músicas no computador sem ocupar muito espaço e sem tirar a qualidade sonora das canções. 

Ao se popularizar, o formato MP3 deixou conseqüentemente a indústria fonográfica preocupada com seus lucros. O MP3 alcançou um sucesso tão grande que, quando as gravadoras se deram conta, o formato já estava presente em milhões de computadores em todo o mundo graças a Internet. 

Sempre antenado nas novidades da web, o cantor e compositor mineiro Wilson Sideral, twiteiro assíduo e também membro de outras grandes redes sociais como youtube e Myspace, vem chegando trazendo outra grande novidade do mercado fonográfico, o "Sideral Drive". 


A novidade trata-se de um Flash Drive (Pen Drive), que traz seu mais novo trabalho "Singles", é um projeto inovador e com edição limitada. É o artista abrindo a porta de 'casa', seu momento mais particular, para mostrar todo o processo de criação de uma canção, composição, ensaios, arranjos, gravação dos instrumentos, voz, mixagem... Tudo isso filmado em HD e, da ponta dos dedos, direto para o computador das pessoas que admiram a boa música brasileira. 

Gravado ao vivo no Estúdio Máquina (Skank), Singles traz cinco canções inéditas de Sideral, captadas em áudio e vídeo durante as gravações. Além dos cinco singles ("Apenas Assim", "Um Céu Cinco Estrelas", "Deu Saudade [Da Gente]", "Quase Um" e "Voz, Solidão E Violão") e seus respectivos videoclipes, o projeto conta, ainda, com um documentário, revelando o dia a dia do artista no estúdio, vídeos com versões acústicas das músicas, letras, cifras, fotos e wallpapers.


Você não vai perder a oportunidade de ter todo essa musicalidade tecnologica em sua casa , vai? 
Visite o MYSPACE  e o site oficial do Sideral e leve um pedaço da turnê Singles para sua casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário