sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Pato Fu - Brincando de fazer música em " Música de Brinquedo "


Os divertidos Muppets, famoso seriado de tv,criado por Jim Henson em 1976 foi a grande inspiração do mais novo álbum da mineirissima banda Pato Fu. Entitulado “Música de brinquedo”, traz o grupo mineiro recriando canções clássicas do repertório nacional e internacional apenas com o uso de instrumentos infantis.
Um kazoo entrou no lugar de instrumentos de sopro, um brinquedo Genius simulou um saxofone e uma calculadora Casio reproduziu o som de um teclado. e ainda por cima um elefante de plástico, cujo ronronar entrou no lugar de uma parte orquestrada de “Live and let die”, de Paul e Linda McCartney.

Com produção dO guitarrista John Ulhoa e gravado em seu estúdio, “Música de brinquedo” nasceu pelo feliz fato de que todos os “patos” agora são pais.

A idéia começou a "engatinhar" há pouco mais de um ano, após o Pato Fu criar uma versão de “Primavera”, música de Cassiano e famosa na marcante voz de Tim Maia. A gravação foi documentada e exibida há vários amigos. Mas como Fernanda estava em turnê solo e os integrantes se dedicavam a projetos pessoais, somente em janeiro deste ano eles entraram em estúdio.

A banda escolheu 12 faixas de classicos, como “Todos estão surdos”, do rei Roberto Carlos, “Ska”, dos Paralamas, “Rock and roll lullaby” (BJ Thomas) e “Love me tender”, de Elvis Presley. Em meio a muita bagunça,gritaria e desafinação total os filhos dos músicos fizeram os backing vocals.
A proposta lembra o projeto Pequeno Cidadão, de Arnaldo Antunes (ex Titãns) e Edgard Scandurra ( Ex Ira ) – também com seus respectivos filhos, e a Adriana Partimpim, alcunha infantil de Adriana Calcanhoto. Para John, a semelhança dos três trabalhos é simples.

Para a vocalista Fernanda Takai, o maior desafio em “Música de brinquedo” foi encontrar objetos que pudessem substituir os instrumentos musicais marcantes das faixas originais. Após várias pesquisas em sites e compras realizados em viagens no exterior, pode-se chegar aos escolhidos.
Aliás, os únicos instrumentos musicais que foram utilizados na gravação foram aqueles em suas versões infantis ou que sejam ligados a esse universo, como a flauta doce, o xilofone de latão, escaleta e aqueles mini pianos barulhentos.

“Música de brinquedo” renderá uma nova turnê, que começa pela cidade maravilhosa. Além das 12 canções do álbum, a banda também irá apresentar versões infantis para os seus maiores sucessos, como “Made in Japan” e “Sobre o tempo”.

Como os ilustres backing vocals são pequenos e não poderão viajar com os pais, dois monstros da companhia de teatro de bonecos Giramundo entrarão em seus lugares. Uma troca “monstrinhos” por monstros, basicamente.

Confiram um pouco desse trabalho fenomenal ,
Pato Fu - Música de Brinquedo - Live And Let Die (Paul & Linda McCartney).

Nenhum comentário:

Postar um comentário