domingo, 4 de abril de 2010

Emmerson Nogueira, desse eu sou fã !!!


Emmerson Nogueira (São João Nepomuceno, 23 de setembro de 1972) é um cantor e violonista brasileiro. Após morar uma temporada nos Estados Unidos da América, especializou-se em interpretar canções em inglês, nos mais variados estilos. Emmerson Nogueira ficou conhecido nacionalmente ao fazer versões de clássicos de Supertramp, Beatles, Creedence Clearwater Revival e Pink Floyd entre tantos outros das décadas de 70 e 80. O cantor começou sua carreira em pequenos bares noturnos de Minas Gerais.

Emmerson Oliveira Nogueira nasceu em Belo Horizonte e mudou-se para São João Nepomuceno com poucos dias de vida, portanto, naturalizou-se São Joanense, hoje com direito a certificado de cidadão São Joanense. É autodidata, toca violão desde os 15 anos. Filho de Bernardina de Oliveira e Luiz Carlos Nogueira, e uma família de 5 irmãos (Heloiza, Anderson, Renata, Juninho e Helena) começou a se interessar por música, porque fazia capoeira, e começou a tocar berimbau, daí pulou para o violão, guitarra, baixo, teclado, e logo depois Emmerson se converteu Evangélico e começou a tocar gospel, vencendo vários festivais gospel na cidade e região. Foi para Juiz de Fora sem o apoio da família, pois era muito jovem. De volta a sua cidade natal formou vários conjuntos que marcaram época, como 'Led Zeppelin Cover' e 'The Wait'. Com seu primo Kiko Furtado ganhou diversos festivais em MG e no RJ, mas se separaram quando Kiko teve que mudar-se para o Rio de Janeiro para estudar. Emmerson ficou em Juiz de Fora, aguardando um melhor momento para alçar maiores vôos. Emmerson tocou com diversos músicos de Juiz de Fora e São João Nepomuceno onde se destacou o 'Belafont Group', formado por: Emmerson (violão e voz), Kakin Ytaboray (teclados e voz), Dudu Lima (baixo) e Weber Martins (bateria). Sozinho participou de um grande show da cantora Ana Carolina - "Ana Carolina Convida" onde Emmerson se destacou nos violões. Também tocou com a cantora Cristiane Visentin de Juiz de Fora, esta que por sua vez encontra-se atualmente fazendo shows nos EUA.

Participou de mais de 200 festivais, entre 1992 e 1997, pelo Brasil, como o "Canta Minas" da Rede Globo, onde participou em três edições sendo que em duas, ganhou por unanimidade em Juiz de Fora; a 1ª em 1994 na parceria com Pedro Paulo Mendes, e Kakin Ytaboray com a música de Pedro Paulo: "O Mar de Mariana"; a 2ª em 1995, foi com a música de sua autoria "Fim de Todas As Canções", que saiu em CD, lançado pela Som Livre). Novamente com Pedro Paulo e Kakin, veio a 3ª vitória, também com música de sua autoria "32 De Agosto", onde Pedro Paulo, Kakin, Cláudio Flagra e Leonardo Bruno tocaram com ele. Participou também do Festival "Les De Couvert" da França, com uma música que foi executada nas rádios de lá.
Emmerson voltou para Juiz de Fora e formou uma banda Pop no qual era líder e vocalista. A banda se chamava 'Zig Pernazul' e fizeram sucesso na região de MG e RJ. Logo depois Emmerson insistiu na carreira solo, gravou um CD independente com composições próprias, e em parceria com Leoni (ex-Kid Abelha).
Em 2000, Emmerson foi para o RJ e em muito pouco tempo conseguiu realizar um dos seus sonhos; fechou contrato como compositor exclusivo com uma das maiores gravadoras do país, a Sony Music hoje Sony/BMG. Logo depois, Emmerson Nogueira fechou contrato também como cantor e então foi lançado seu primeiro CD, em dezembro de 2001, o disco "Versão Acústica – Emmerson Nogueira, com regravações de clássicos do Rock internacional dos anos 60, 70 e 80. Foi convidado para uma participação juntamente com a cantora Daniela Mercury no programa "Pop Star", do Disney Chanel e SBT. Em seis meses o 1º CD "Versão Acústica" vendeu 100.000 cópias, resultando na premiação do Disco de Ouro. Num show promocional, numa loja em Vitória ES, vendeu mais de 400 CDs em 1 hora.

O segundo CD de Emmerson Nogueira – 'Versão Acústica - Volume 2', lançado em 2002, seguiu a mesma linha do primeiro, tem sido também um sucesso no Brasil, chegando a vender 100.000 cópias em três meses.

No ano seguinte foi lançado o 'Versão Acústica 3' vendendo mais de 100 mil cópias.
Em 2004, veio Emmerson Nogueira – Beatles. Dessa vez, o cantor deu uma roupagem própria a 14 canções clássicas dos Beatles. O disco foi lançado com mais de 55 mil cópias vendidas e conquistou mais um Disco de Ouro.

Miltons, Minas e Mais foi lançado em dezembro de 2005, que foi diferenciado dos trabalhos anteriores, marcados por clássicos internacionais, e mergulhou fundo em compositores consagrados de Minas Gerais como Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Cláudio e Flávio Venturini, entre outros.
Lançado em 2007, Emmerson Nogueira ao Vivo foi gravado em 24 de janeiro de 2007, no Moinho Eventos, em São Paulo, em um show que lembra a fórmula dos acústicos da MTV. Foi lançado em CD e DVD, sendo que o DVD foi premiado com o "DVD de Ouro" batendo rapidamente a marca de 25 mil cópias.

Em 2008, Emmerson Nogueira lançou Dreamer, seu oitavo CD, lançado em 5 de outubro, com várias releituras, entre elas a canção que dá nome ao disco, Dreamer, da banda Supertramp.
Em 2009, Emmerson Nogueira lançou Versão Acústica 4, seu nono CD.
Sua banda, denominada Versão Acústica, traz as cantoras Vanessa Farias e Caroline Marques, que realizam o papel de voz feminina no backing vocal, Zé Mario na bateria; Marcos Falcão nos violões; Fabinho Ferreira no baixo; Luciano Baptista na gaita e Felipe Grillo nos teclados.

Site: www.emmersonnogueira.com.br

2 comentários:

  1. Aee Ramon!! Parabéns ai pelo Blog e a Historia do Emmerson,ainda bem que oce falou na Vanessa,nem que seja no final,mas falou..se nao ia da confusao kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Parabésn tudibão

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkk claro ki não podia falta Vanessa cê acha ki eu ia correr o risco de ser linchado? !!!kkkk

    ResponderExcluir